O que é roquenrol? Tente pensar em 3 grandes bandas históricas do rock, os famosos dinossauros. Agora associe ela a uma das lançadas nos últimos 2 anos. Se você conseguiu, me ensine como fez.
O rock que eu conheço nasceu entre os anos 40 e 50, como uma puta mistura de músicas diferentes, com guitarras distorcidas, baixo, teclado e bateria e normalmente o vocalista nem um virtuoso precisava ser (que me desculpem Robert Plant, Freddie Mercury e afins). O protesto podia ser pelo preço da droga, ou até mesmo por coisas ainda mais banais, mas tinha que haver, ainda que fosse só uma postura. Os rockstars andavam de jaquetas pretas, ficavam sem camisa, mas mantinham sua excentricidade e muitos deles hoje são dados como deuses.
O rock que ouço hoje não sei quando nasceu, mas tem vocalistas usando calças coloridas, batidas eletrônicas, bandas absolutamente iguais, nenhum protesto, nenhuma vontade de mudar, e pior, vontade de serem todos iguais.
O desejo de mudança ficou tão bobo que passaram a lutar contra si mesmos, cantando umas mazelas que duvido que existam no mundo de um menino da zona nobre de São Paulo, talvez prevendo o futuro dos twitteiros e blogueiros que não saem de casa (eu ainda ouço música de qualidade, acima de tudo). Solos de guitarra? Crime inafiançável! Dois bends e o guitarrista já teve seu tempo suficiente (uma vez ouvi "Sweet Child O'Mine" no rádio e na hora do incrível solo de Slash, cortaram a música, emendando outra completamente diferente, desmerecendo o trabalho do pobre menino da cartola).
Há uns dias atrás ouvi um dos músicos da banda Restart dizer à MTV, em um programa, que ele era "auto-didata" no baixo. NÃO! Auto-didata é Mike Portnoy. Você, amigo, não aprendeu ainda, seja baixo ou o que for. O problema nem está aí, o Ramones tinha músicas com 3 acordes (aliás, todas elas) mas são um dos inesquecíveis do rock. Kurt Cobain tocava guitarra com pouquíssima desenvoltura mas o Nirvana também está no hall da fama dos roqueiros.
A mesma MTV deu o prêmio de "Melhor banda de rock" aos cariocas do Forfun - Céus, o que fizeram com o Titãs, Paralamas, Angra, Dr. Sin? Estavam suspensos e não competiram? - absolutamente nada contra o som do Forfun, mas tudo o que aquilo não é, é rock'n roll. Pra quem discorda de mim, ouça a faixa "Sol e chuva" e leia o texto de novo.
Acho legais as batidas eletrônicas e também não me fecho ao rock clássico, até porque bandas do século XXI ainda salvam a safra ensacada no termo "rock and roll" por engano, ledo engano.
Pode ser que eu seja relutante à passagem do tempo, mas o que fizeram com o pobre rockinho foi terrível. Distorceram o menino rebelde e corajoso, que tocava sua guitarra feita em casa, até ele virar um mirradinho rapaz de roupas coloridas e apertadas, que programa a maioria das suas músicas em um computador.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir